Transparência.
Esta é a palavra de ordem quando se fala sobre os inúmeros cargos e funções que utilizam o dinheiro de outras pessoas para fazer investimentos e melhorias.
Tratando-se da gestão condominial, a auditoria é o caminho que verifica a prestação de contas apresentada pela empresa responsável ou síndico, e que confere se tais dados estão em completa conformidade.
Infelizmente, em meio a um país repleto de notícias de corrupção, vale destacar que não são poucos os casos de síndicos que desviam o dinheiro do condomínio a fim de satisfazer a necessidades pessoais, algo que em uma auditoria é verificado com atenção e zelo.
Afinal, o que é auditoria de condomínio?
Quando começam as arrecadações extras e cobranças adicionais junto à taxa do condomínio com a justificativa de melhorias para o condomínio, esse pode ser o primeiro indicativo para que uma auditoria seja realizada.
Se as contas não estiverem batendo, é hora de entender de onde podem vir as divergências, identificar problemas e a auditoria tem por principal finalidade essa atribuição.
Assim, como em uma empresa, o responsável por administrar o condomínio deve ter muitas competências e habilidades a fim de lidar bem com a função e isso nem sempre acontece. O trabalho de uma empresa de auditoria pode dar o suporte e tornar a gestão condominial mais eficiente e acima de tudo, transparente.
Auditoria de condomínios: como checar suas contas
É possível que o próprio síndico solicite a auditoria de condomínios a fim de obter o aval de que tudo está no caminho certo. Esta situação é bastante comum principalmente em grupos maiores, condomínios com várias torres e que às vezes possuem até subsíndicos.
Além de indicar que a gestão condominial está sendo eficiente, a auditoria ainda serve para mostrar aos moradores a transparência do profissional que está ocupando o cargo.
O fator mais importante para evitar fraudes é ter uma boa prestação de contas, que deve ser feita todo mês pelo administrador ou síndico, com os documentos originais de transações.
Para analisar a veracidade dos documentos e suas necessidades para o condomínio, os condôminos e o conselho deve realizar uma conferência mensalmente para analisar cada nota fiscal apresentada e checar as empresas utilizadas.
É importante ressaltar que o condômino tem direito de ver os documentos e notas geradas pelo síndico ou administração.
Como solicitar uma auditoria de condomínios?
O primeiro passo para auditar a gestão condominial é definir se esta é uma auditoria emergencial ou preventiva. Em casos em que há suspeita de desvio e fraude, é comum a opção pelo primeiro modelo.
A auditoria preventiva, por outro lado, é uma opção interessante para locais com muitos condomínios a fim de manter sempre a transparência.
Parte dos síndicos, inclusive, determina um período mínimo entre essas auditorias a fim de garantir seu nome na gestão. Feito isso, é importante esperar pelos resultados e apontamentos da auditoria. Em casos com problemas, a partir deste processo é possível até mesmo destituir o responsável do cargo.
Depois de realizada a auditoria, é sempre indicado que o síndico a apresente, em reunião, com os condôminos a fim de sanar qualquer dúvida.
Se você é condômino ou síndico e deseja realizar auditoria em seu condomínio conte com um especialista. Entre em contato com os profissionais da Evolução Auditores.