Categorias: ,

Auditoria independente: O que é?

Auditoria independente: O que é?

Também chamada de auditoria externa, a auditoria independente tem o principal objetivo de atestar a credibilidade de uma empresa, ou seja, se esta realmente está operando de forma correta e se as informações financeiras são verdadeiras.

auditoria independenteAs informações financeiras são muito importantes para analisar como está funcionando a gestão da empresa ou, até para aqueles que estão interessados em investir em determinada empresa. No entanto, com a possibilidade dos dados serem facilmente manipulados, é preciso investir na auditoria independente.

Para isso, a auditoria independente é feita por profissionais capacitados, que determinarão se todas as informações repassadas nos relatórios contábeis são verdadeiras.

Num primeiro momento isso aparenta ser algo ruim: um profissional que vai ficar controlando todas as ações da empresa. Na verdade, a situação é totalmente diferente e o objetivo da auditoria independente vai muito além da punição ou do apontar de erros.

Obviamente que isso acontece quando é comprovada a existência de falsificação de dados, mas o auditor externo pode também ajudar os empresários a corrigirem problemas que afetam seus negócios. auditoria independente

Resumidamente, a auditoria independente permite que uma pessoa de fora da empresa, que não tem contato constante com o negócio possa conhecê-lo e então identificar situações que precisam ser mudadas – situações que muitas vezes não são percebidas pelos administradores e donos de empresas, que estão todo o dia imersos na rotina empresarial.

 

Qual a importância desse serviço?

auditoria independenteA grande maioria das empresas ainda vê a auditoria independente como algo ruim, um gasto desnecessário e não percebem o quanto esse serviço pode ser importante e ajudar seu negócio a ganhar credibilidade.

Diferente do que muitos pensam, o auditor externo não tem como missão apontar erros ou gerar punições para uma organização. Muito pelo contrário: esse profissional tem o objetivo de ajudar a entender o que precisa ser mudado e em que pontos uma empresa poderia melhorar.

O trabalho do auditor independente começa com o entendimento da organização, o que ela faz, onde está inserida e como realiza seus controles internos – no caso, as demonstrações contábeis.

Assim, o profissional identifica não apenas erros como também situações de risco que podem afetar as operações da empresa.

Além de verificar as demonstrações contábeis e verificar se as mesmas encontram-se atualizadas e precisas, uma auditoria independente pode também identificar problemas desconhecidos ou até mesmo não percebidos por quem administra uma empresa. auditoria independente

Com a identificação de problemas já realizada, o auditor pode ajudar os administradores a resolver a situação e realizar as correções necessárias.

O aumento da credibilidade da organização não acontece apenas quando é atestado que suas demonstrações financeiras são verdadeiras e estão corretas, mas, também, quando a mesma consegue atender a legislação brasileira, que além de complexa está mudando constantemente.

O auditor externo pode então apontar para os administradores quais pontos precisam mudar, por estarem atuando de acordo com a legislação antiga ou por não terem total entendimento do que é exigido para o seu tipo de negócio. Além disso, uma auditoria externa pode também apresentar melhores possibilidades para a apuração dos tributos.

Pode-se então dizer que a auditoria independente é fundamental para as empresas, pois tem o objetivo de ajudá-las com problemas muitas vezes ocultos ou que não foram indicados previamente.