Categorias: ,

A diferença entre a auditoria interna e externa

A diferença entre a auditoria interna e externa

A auditoria é um processo sistemático que consiste na revisão das demonstrações financeiras, registros e transações realizadas em determinada empresa ou projeto. O principal objetivo é obter evidências a fim de avaliar a eficácia das atividades desempenhadas. Entretanto, existem dois modelos diferentes de auditoria: a interna e a externa.

Interna: a auditoria interna se realizada corretamente, pode ser uma das melhores ferramentas para o departamento administrativo. Realizada por um profissional interno da empresa, a auditoria interna além de atender as necessidades de organização e transparência, permite mostrar aos gestores o andamento de planejamentos estratégicos que auxiliam na tomada de decisões.

Por meio dela é possível fiscalizar a eficiência dos controles internos, fornecer informações sobre o posicionamento da empresa, apontar falhas nos processos, propor melhorias, impedir gastos indevidos e assegurar os registros financeiros. É importante ressaltar que o na auditoria interna, o auditor deve ser independente em relação aos colaboradores que são examinados. Ao mesmo tempo, devem atender todas as necessidades da administração.

Externa: conhecida também como auditoria independente, auditoria externa é realizada por um profissional que não atua dentro da empresa, geralmente contratado em empresas especializadas de auditoria.

Seu principal objetivo é estudar as políticas definidas pela organização. Além disso, este modelo é utilizado para comprovar ao mercado a responsabilidade e as boas práticas da empresa diante das políticas corporativas. Aderir à auditoria externa resulta em transparência e aumenta a confiança perante o público externo.

Por mais que o objetivo principal da auditoria externa não seja captar fraudes por parte da administração, isso acontece incidentalmente durante a apuração. E, diferente da auditoria interna que realiza um trabalho contínuo, na externa os documentos comprobatórios são periódicos, variando de acordo com o estabelecido entre empresa e profissional.