Categorias: , ,

Gestão eficaz de Fluxo de Caixa

Gestão eficaz de Fluxo de Caixa

Você sabe exatamente o que é Gestão de Fluxo de Caixa?! Infelizmente a maioria das empresas nos dias atuais acredita que sabe, porém estão longe de executarem essa tarefa da maneira correta. O que podemos perceber no cenário atual é que “Fluxo de Caixa” se tornou um instrumento de acompanhamento de saídas e entradas da empresa, e não mais o instrumento de gestão com grande potencial que deveria ser.

Tenha em mente que realizado da maneira correta e alinhado com a estratégia da empresa, o fluxo de caixa tem grande influência no lucro da empresa e em sua capacidade de crescimento futura. Para resolver este problema separamos algumas dicas simples que irão te mostrar um novo estilo de gestão que poderá (se bem executado) levar a sua empresa ao SUCESSO. Acompanha aí.

  • Inventário: nesta parte devem entrar todas as suas despesas e receitas, mas está enganado quem pensa que para por aí. Devem ser considerados também, contas futuras, planos de investimento e de expansão, somente dessa maneira será possível organizar-se e planejar o sucesso do negócio. 
  • Tempo: não há um tempo correto, pois, este fator dependerá totalmente do setor da empresa e de sua forma de trabalhar, mas a dica geral é manter sempre o fluxo de caixa em um horizonte que contemple um ciclo operacional de sua empresa.
  • Seja detalhista: é ideal que se realize o plano de negócios antes do orçamento ser montado, se possível faça isso ao iniciar o seu negócio e com certeza o seu resultado será mais satisfatório. Como planejamento nunca é demais, sinta-se à vontade para planejar os próximos 5 anos e não se esqueça, capricha nos detalhes!
  • Renove sempre: se eu realizar o planejamento não precisarei me preocupar com isso pelos próximos 5 anos? ERRADO! As empresas estão em constante mudança e para cada mudança que ocorra o fluxo de caixa e o planejamento devem ser revisados e adaptados.
  • Seja realista! Já falamos da importância dos detalhes, mas não se esqueça de ser sempre “pé no chão” em seu planejamento, sabemos que o mercado é cheio de flutuações e que o caminho de qualquer empresa não é um “mar de rosas”, então considere eventuais perdas e problemas na hora de planejar o futuro de sua empresa.

A última dica e mais importante delas é a seguinte, se você não sabe exatamente como fazer tudo isso, contrate alguém que saiba! Lembre-se que o futuro de sua empresa depende disso. E já que você chegou até aqui, entendemos que precisa de ajuda, basta clicar aqui e entrar em contato conosco que iremos te ajudar com TUDO.