Em tempos onde pequenas e grandes empresas sofrem com as oscilações financeiras, manter o caixa da empresa no azul é sempre uma tarefa que requer organização, planejamento e muito controle.
Segundo pesquisas da revista Exame, para que os negócios sigam uma linha fluente é necessário realizar compras de insumos, pagamentos de custos envolvidos nas atividades de produção e prestação de serviços e também nas despesas operacionais e gerais do negócio.
Portanto, a partir deste volume é preciso gerir o fluxo de caixa de maneira que sempre haja recursos para que a empresa realize todos os pagamentos ao mesmo tempo em que garante a continuidade da produção.
Mas com todas essas recomendações surge uma questão: Como arcar com os meus gatos, mantendo um ciclo fluente de caixa se o cliente me paga a prazo?
A Evolução Auditoria separou algumas dicas:
Esse processo depende de melhorias nos processos de compra e produção, além de uma alta assertividade em determinar os volumes e previsão de demandas. Essa estratégia auxilia na redução de volume de pagamentos dos fornecedores permitindo escoar mais rápido o que foi produzido.
Aumentar o prazo médio de pagamento juntos aos fornecedores é imprescindível para estender o prazo nas vendas. Mas para isso é fundamental que todos os processos da empresa sejam bem estruturado e eficientes principalmente no momento das cotações e tomadas de decisões.
Este processo precisa considerar o impacto das despesas financeiras do negócio e também a gestão de relacionamentos junto às instituições financeiras para disponibilidade e aprovação das operações de crédito.
Vale ressaltar que esses procedimentos não devem se resumir somente ao departamento financeiro. As soluções devem envolver todas as áreas da empresas de modo sinérgico.