Muitas pessoas sonham em conquistar a independência financeira. Outras, têm dificuldade para mantê-la a salvo, principalmente diante de custos de vida tão altos.
E, embora ela pareça distante, com planejamento, organização e orçamentos bem definidos você pode chegar lá!
Acompanhe com a Equipe Evolução, 5 dicas para conquistar sua independência financeira.
1.Organize o orçamento mensal
Coloque em um papel tudo o que é ganho e gasto em um mês e faça algumas perguntas para si mesmo: estou gastando mais do que ganhando? Estou usando o cheque especial? O Cartão de crédito virou uma forma de pagamento de contas do dia a dia?
Se a resposta for positiva para uma ou mais perguntas, você está um passo atrás de conseguir sua independência financeira. Portanto, os gastos impulsivos devem começar a ser reavaliados.
2. Entenda qual o destino do seu dinheiro
Depois de entender o seu orçamento mensal, é fundamental analisar em quais grupos de gastos o seu dinheiro está indo.
Segundo pesquisas, em um cenário ideal, cerca de 50% devem ser atribuídos a gastos básicos como a educação, alimentação e moradia. 35% para a qualidade de vida e 15% para prioridades financeiras, ou seja, quitar as dívidas ou guardar dinheiro.
3. Defina objetivos
Os sonhos e objetivos são aliados na busca pela independência financeira. Por isso, defina quais são suas principais metas a curto, médio e longo prazo. Reflita também, as principais ações para que sejam alcançadas mais rapidamente.
4. Tenha uma reserva do seu dinheiro
Se você já alcançou o estágio onde as dívidas não são mais motivos de dores de cabeça. A reserva de emergência passa a ser um passo fundamental para a independência financeira.
Segundo pesquisas da Anbima, mais da metade dos brasileiros não possuem dinheiro guardado para emergências. Ou seja, em eventualidades a propensão de adquirir empréstimos ou recorrer ao cheque especial é muito maior.
5. Mãos na massa!
Mais do que entender, é preciso praticar.
Uma dica importante é reduzir o acúmulo de parcelas no cartão. Elas sempre parecem pequenas, mas se somadas formam uma grande dívida.
Outra dica é retomar aquele hábito antigo de pesquisar os preços. A economia é fundamental para a independência financeira e a internet está ao favor de quem quer encontrar os melhores preços!
Gostou das dicas? Acompanhe o nosso blog e confira muitas novidades sobre finanças!